terça-feira, 25 de maio de 2010

A missão hoje: consciência e desafios


Cresce a consciência, nas últimas décadas, da missão que brota do seguimento de Jesus Cristo, suscitada já na graça do batismo. Ela se realiza em meio aos desafios de nosso tempo, cientes de que este é para nós o tempo da graça de Deus. Trata-se de uma vocação! O chamado que nos é feito aponta-nos para o momento de uma real fecundidade e uma profunda alegria na realização da missão.

O eixo central desta missão reside na evangelização. Assim, este momento que nos é dado viver constitui-se numa oportunidade ímpar para reassumir com vigor o seguimento de Jesus Cristo e a urgência da evangelização. Ressoam fortes as palavras do apóstolo Paulo: “Anunciar o Evangelho não é título de glória para mim. É, antes, uma necessidade que se me impõe. Ai de mim se não evangelizar!”

Evangelizar não é senão a tomada de consciência da missão que Cristo confiou à Igreja. Importa reavivá-la em nossa vida, recordando com novo ardor a vocação própria de toda a Igreja. Como isto se realiza no concreto de nossa história, importa, igualmente, “considerar com realismo as mudanças que estão ocorrendo, para nelas discernir os ‘sinais dos tempos’ e os apelos de Deus, que nos chama a criar novas expressões e a buscar novos caminhos na missão de encarnar o Evangelho nas novas realidades culturais e sociais” .

Clique aqui e confira o texto na íntegra

Nenhum comentário: