segunda-feira, 14 de junho de 2010

Crise ético-moral, hoje


Vivemos num “mundo” de perguntas, de incertezas. Ninguém tem segurança nas respostas a serem dadas. As mudanças são permanentes; o antigo e o tradicional já não servem para as novas gerações. O moderno se impõe. E, não raro, este também entra em crise; falamos, então, do pós-moderno. Seja qual for a “era”, o certo é que vivemos num vazio; fazemos a experiência do tédio, da ausência de sentido e de normas, de um individualismo narcisista e de um niilismo. O “mundo” é plural, policêntrico, planetário, ecumênico; temos a impressão de que ele escapa de nossas mãos.

A modernidade está, sem dúvidas, presente nos grandes desafios que hoje se apresentam nas áreas tanto da educação como da própria fé cristã. A preparação intelectual, espiritual e mesmo afetiva, não pode ignorar os 500 anos durante os quais a modernidade modificou o pensamento e a ação do ser humano. Busquemos, com este texto, entender o seu sentido, bem como identificar no seu tecido as ambigüidades de suas conquistas e de seus valores. Sentimos que é hora de recriar os referenciais que hoje possam orientar o nosso ser e o nosso agir, ou seja, tendo como eixo a alteridade, buscar construir o ser humano como ser sujeito, ser afetivo, ser espiritual. Eis o desafio maior, hoje!

Clique aqui e confira o texto na íntegra

Um comentário:

Nosso Espaço disse...

Oi frei Nilo! Bom dia! Escrevo para dizer que gosto muito do seu livro Ética, diálogo e compromisso. Meu nome é Laura Juliani,48a, pedagoga e militante na Pastoral da Educação Popular. Moro no RJ, em Jacarepaguá. Conheci seu livro atraves do frei Isidoro Mazzarolo. Gostaria que vc viesse falar para nós sobre este tema, mas sei que está em SP, certo? Bem, caso não possa vir ao Rio ou não tenha agenda. Peço, por favor que indique alguém ou mais textos sobre ética. As pessoas, em geral seguem uma "ética burra", que "esconde erros" e esquecem do ser humano. Se puder escreva para mim. lj.juliani@gmail.com Obrigada! :)