sábado, 8 de junho de 2013

OS CRISTÃOS E A SEXUALIDADE: Um olhar positivo!

Nós cristãos sabemos que a sexualidade nos habita por inteiro como homens e mulheres, isto não somente no plano físico, mas também no psicológico e espiritual, e em outros mais, como vimos ac...ima. É a integração desta diversidade de dimensões que nos permite responder plenamente ao chamado de Deus e seus desígnios. Ou seja, a nossa vocação será intensamente vivida e será caminho de realização quando soubermos integrar a sexualidade em todas as suas dimensões e nela perfazer um caminho de amadurecimento contínuo.

Significados fundamentais

Nós sabemos que o amor está no centro de nossa fé, é sua expressão fecunda, sobretudo quando faz-se dom. Isso é tão significativo que nas Orientações Educativas sobre o Amor Humano lemos: “A sexualidade deve ser orientada, elevada e integrada pelo amor que é o único a torná-la verdadeiramente humana. Preparada pelo desenvolvimento biológico e psíquico, cresce harmonicamente e realiza-se em sentido pleno somente com a conquista da maturidade afetiva, que se manifesta no amor desinteressado e no total dom de si” (nº 6).

Trecho do livro: AGOSTINI, Nilo. Teologia Moral: O que você precisa viver e saber. 10a. edição, Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

Nenhum comentário: